Dúvidas? Ligue para:  11 3477-4631 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Novembro Azul: Saiba Como Prevenir o Câncer de Próstata

Com intuito de promover o diagnóstico precoce, o novembro azul é uma campanha para prevenir a manifestação do câncer de próstata em homens acima dos 50 anos, vendo que, se descoberta logo no ínicio, o tratamento pode ser mais eficiente e apresentar bons resultados.

Pesquisas apontam que esse tipo de câncer é o segundo que mais mata a população masculina, ficando atrás apenas do de pulmão. Sendo assim, é de extrema importância que Nesta faixa etária o exame preventivo comece a ser realizado.

O tumor na glândula do sistema reprodutor ré assintomático logo de início, se mostrando evidente apenas em níveis mais graves, quando o tratamento pode ser menos efetivo.

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula localizada no sistema reprodutor masculino, responsável pela produção e armazenamento do fluido seminal. Com o avanço da idade é esperado  que o corpo humano comece a apresentar alterações e, por isso, é comum que os sintomas do câncer seja facilmente confundido com essas mudanças naturais.

A idade não é o único fator de risco para o surgimento do tumor, mas hábitos como má alimentação, histórico familiar da doença, fatores hormonais, sedentarismo e excesso de peso também são causas bastante influentes.

Além disso, pesquisas apontam que, os homens negros ou descendentes, possuem maior risco de desenvolver a doença. Por isso, é recomendado que, nestes casos, o exame preventivo se inicie aos 40 anos de idade.

Principais sintomas do Câncer de Próstata

Alguns dos sintomas que podem ser detectados são: micção frequente, fraco fluxo urinário, aparição de sangue na urina ou no sêmen e também disfunção erétil. Nos casos em que a doença já se alastrou para os ossos, é comum sentir dor no quadril, costas, ombros e coxa, além de dormência nas pernas e pés.

Diagnóstico

A especialmente médica indicada é a Urologia.  O médico urologista poderá avaliar e, se necessário, solicitar exames que ajudem a compor diagnóstico e tratamento. É comum a realização do exame de toque retal, e o  exame laboratorial dosagem do PSA

Tratamento

O tratamento só pode ser determinado após todos os testes que constatam a situação do paciente. Sendo assim, são diversas as opções de tratamento como, remoção cirúrgica, radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Sendo assim, cuide-se sempre e estimule outros homens a se cuidarem também!

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.