Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Os Desafios da Terceira Idade no Brasil

Segundo as últimas pesquisas do IBGE, a expectativa de vida em nosso país agora é de 75 anos, sendo assim, o número de idosos presentes na sociedade aumentou gradativamente e ainda vai aumentar. Entretanto, os idosos ainda enfrentam muitos desafios nos dias de hoje, o que pode causar-lhes frustração, depressão e atrair as mais diversas doenças. O apoio da família é o mais importante para ajudar as pessoas da terceira idade a superarem tais obstáculos, afinal, ao se sentirem apoiados, eles também se sentirão mais amados e dispostos a enfrentar seus problemas diários.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos idosos

A seguir listamos os principais desafios que as pessoas na terceira idade enfrentam e como superá-los da melhor maneira.

Abandono da família

Os filhos crescem, conquistam sua independência financeira e se casam, logo, saem de casa para começarem a sua própria família, o que é totalmente natural. Porém, em alguns casos o idoso acaba sendo esquecido, ninguém o visita, liga ou se preocupa em como ele está, o que gera um sentimento terrível de abandono e pode desencadear doenças como a depressão. Este assunto deve ser levado a sério, pois a terceira idade é uma fase que torna as pessoas mais sensíveis no âmbito emocional, então é preciso dar atenção à esse ponto importante.

Falta de respeito

Sabe aquela frase: respeito é bom e todo mundo gosta? Pois é, ela é totalmente verdadeira. Mas no caso dos idosos, algumas pessoas simplesmente esquecem que eles merecem não apenas o mesmo respeito que outras pessoas, mas sim muito mais. Lembrando que respeitar um idoso não se trata apenas de obedecê-lo, mas sim dar atenção ao que ele tem a dizer, ter paciência com suas queixas e estar disponível para ajudá-lo sempre que for preciso.

Perda da audição

Infelizmente mais de 14% da população brasileira sofre com problemas de audição, e dentro dessa parcela quem mais sofre são os idosos, pois possuem muita dificuldade de adaptação à nova fase da vida. Não ouvir bem traz muitos desafios para pessoas na terceira idade uma vez que muitos começam a sentir vergonha de conversar com os familiares e amigos por não conseguirem entender o que estão falando, e em muitos casos, por não o compreenderem. Para solucionar tal problema, o idoso deve visitar um médico especializado, que o ajudará a encontrar o aparelho auditivo ideal para o seu caso.

Transportes públicos

Por mais que os idosos paguem menos na passagem de ônibus ou até mesmo não paguem, eles enfrentam grandes desafios para utilizar não apenas esse meio de transporte, mas todos os outros. Nas grandes cidades, por exemplo, poucos cobradores, motoristas e passageiros dão a atenção que eles merecem. Conseguir um lugar para se sentar então, pior ainda. Muitas pessoas não respeitam os assentos dedicados às pessoas da terceira idade e tomam o seu lugar.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.