Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

6 Problemas de Saúde Que Ocorrem Em Pacientes Acamados

Pacientes acamados são bastante vulneráveis para a manifestação de problemas de saúde.  Estes podem ser pulmonares, dermatológicos, ortopédicos, cardiovasculares e emocionais, podendo levar a óbito. 

Atualmente é possível encontrar diversos recursos capazes de aliviar ou prevenir essas situações desagradáveis ao paciente. Por isso é sempre importante observar a pessoa acamada, para que complicações sejam prevenidas, diagnosticadas por profissionais e tratadas logo no inicio. 

Confira 6 patologias mais prováveis de se desenvolver em pacientes acamados.

Estrasões

Nestes casos os riscos de escaras são bastante frequentes, vendo que essas feridas se desenvolvem rapidamente em pacientes que permanecem na mesma posição por muito tempo. 

Isso acontece por conta da constante pressão localizada em apenas uma região. Tal diminui o fluxo sanguíneo e aumenta a fricção, causando sérios danos à pele que, se não tratados corretamente, podem causar lesões bem profundas, já que as células da carne morrem, causando até mesmo infecção nos ossos e músculos. 

A utilização de produtos específicos, como o colchão de pressão, encontrado em lojas especializadas, pode prevenir esse tipo de problema. Além disso, é importante que aos primeiros sintomas um especialista como médicos, enfermeiros e nutricionistas seja consultados para dar início imediato ao tratamento. 

Congestão pulmonar

Problemas pulmonares também são comuns em pacientes acamados. A imobilidade pode gerar secreções que, se acumuladas, podem se transformar em uma pneumonia ou congestão pulmonar. 

Neste caso, manobras de fisioterapia respiratória e o colchão de pressão exercem  funções essenciais. 

Pressão da coluna espinhal

Ficar longos períodos em uma mesma posição com frequência pode gerar pressão constante na coluna vertebral e causar dor ao paciente acamado. Neste caso a mudança de decúbito e também o colchão de pressão também pode ser um grande aliado. 

Problemas de sono

A falta de mobilidade durante a noite pode deixar o corpo rígido e desconfortável, tornando o sono pesado e interrompido. Isso pode gerar diversos danos à saúde, vendo que uma boa noite de sono é essencial para  o funcionamento físico e mental. 

Perda de apetite

A falta de atividades e perda de paladar pode fazer com que o paciente acamado perca o interesse em se alimentar. A desnutrição e desidratação são fatores agravante para qualquer pessoa, mas especialmente para as que já se encontram em condições de fragilidade. 

A ajuda de uma nutricionista  faz-se essencial para avaliar a indicação de suplementação e elaboração de um cardápio personalizado. 

Depressão

Fatores citados anteriormente como falta de atividade social, perda de apetite e falta de boas noites de sono podem gerar uma depressão

Nestes casos é recomendado acompanhamento de psiquiatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais para acolher, tratar e fortalecer o indivíduo nesse período de vulnerabilidades. 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.