Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Presbiacusia na Terceira Idade

Com o passar dos anos é normal que as nossas células auditivas entrem em processo de envelhecimento. Este processo de desgaste recebe o nome de presbiacusia, que se desenvolve geralmente a partir dos 60 anos.

Um dos primeiros sintomas a serem apresentados pela perda de audição é a dificuldade no entendimento de sons agudos, se tornando quase que imperceptível pelo idoso.

À medida que a doença se avança é normal que o idoso comece a ter sérias dificuldades em ouvir e compreender o que as pessoas à volta estão falando, fazendo com que o paciente ouça, mas não compreenda o que está sendo dito.

Por que a presbiacusia acontece?

A chegada da melhor idade impede a divisão de algumas células na frequência em que deveria ser, causando então a diminuição delas. Tais mudanças acabam afetando o labirinto posterior e outras estruturas importantes para a audição.

Esses fatores associados a outros degenerativos podem resultar na perda de audição.

Tipos de presbiacusia

A presbiacusia possui quatro tipos diferentes, sendo elas:

Presbiacusia Sensorial

Esse é o tipo mais comum nos diagnósticos da doença. Seu desenvolvimento é iniciado na meia idade e causa queda auditiva de sons agudos, gerando também zumbidos no ouvido do paciente.

Ela é considerada uma perda auditiva neurossensorial bilateral e simétrica

Presbiacusia Neural 

Neste caso a perda de audição acontece de forma rápida e progressiva, fazendo com que o idoso tenha bastante dificuldade para entender a fala de quem está a seu redor. Ela é causada pela redução dos chamados neurônios cocleares, que também está relacionada com a coordenação motora e déficits cognitivos.

Por isso, procurar um médico aos primeiros sintomas manifestados é de grande importância.

Presbiacusia Metabólica

É causado pela perda neurossensorial com uma curva plana e a manutenção da discriminação da fala, fazendo com que ela diminua.

Presbiacusia Mecânica (coclear condutiva)

O enrijecimento da membrana basilar causa danos a coclear, além de alteração nas características de ressonância do duto da cóclea.

Consequências da presbiacusia

Além da perda da audição, a doença também pode causar diversos outros problemas emocionais, já que a surdez afeta o convívio social.

Pesquisas também associam as perdas auditivas não tratadas com o desenvolvimento de demências e mal de alzheimer

Tratamento

Não é possível restabelecer a audição do idoso que teve perda, mas existem diversas alternativas preventivas para uma velhice saudável. Para isso, é sempre importante consultar um médico com periodicidade para fazer os testes e evitar que o quadro se agrave.

 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.