Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Principais Benefícios do Riso Para os Idosos

Não são poucos os benefícios do riso para os idosos. Afinal, não é à toa que se diz por aí que rir é o melhor remédio, não é mesmo? Pode ser que ele não seja capaz de curar qualquer coisa, mas ajuda bastante em muitas áreas.

Saber como o riso pode ser importante para a saúde é vital para pessoas de todas as idades. Afinal, a previsão é de que a população idosa no Brasil deve dobrar até 2042.

Portanto, é importante entender os benefícios do riso para os idosos agora e saber como aproveitá-los em sua vida. Siga a leitura para aprender!

5 benefícios do riso para os idosos

1. Promove atividade cerebral

Um dos principais benefícios do riso para os idosos é a estimulação da atividade cerebral. Afinal, os males no cérebro estão entre os mais comuns para pessoas da terceira idade.

O riso tem a função de estimular e exercitar o nosso cérebro. Portanto, é uma ferramenta poderosa para mantê-lo em funcionamento e mais forte para combater males e doenças que diminuam a capacidade cognitiva da pessoa.

2. Diminui o estresse e a ansiedade

O riso também controla a liberação de hormônios como a endorfina e a serotonina no cérebro, que são as substâncias responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar.

Portanto, rir é uma excelente forma de reduzir o estresse e a ansiedade do nosso corpo, que podem ser especialmente malignos na velhice. Assim, é bom ler algumas piadas ou ver um show de humor para manter o nervosismo sob controle.

3. Ajuda o coração

Você sabia que problemas cardíacos são a causa de morte mais comum do Brasil? Pois é. Por isso, qualquer ajuda para deixar o coração mais saudável é importante. E rir pode ser um poderoso assistente nessa batalha.

Uma universidade americana fez um estudo com dois grupos de pessoas que tinham sofrido ataques cardíacos e estavam sob cuidados médicos.

Um desses grupos assistiu a vídeos de humor por aproximadamente 20 minutos todos os dias, enquanto o outro não. Fora isso, todos tinham a rotina igual.

Após um ano, o grupo que via vídeos de humor mais frequentemente teve 66% a menos de proteína C-reativa, um dos principais marcadores de doenças cardiovasculares.  O outro grupo teve queda de somente 26%.

Portanto, rir com frequência ajuda a diminuir os problemas cardíacos e é essencial para se proteger de situações mais graves.

4. Retarda os efeitos do envelhecimento

Você sabia que quando rimos, exercitamos mais de 80 músculos no rosto? São músculos que precisam desse tipo de exercício para não ficarem secos e com rugas.

Para quem sofre com a auto-estima por causa do envelhecimento, o riso pode ajudar a controlar esses efeitos e tornar a pele mais elástica e maleável.

5. Controla o colesterol

Por fim, um dos importantes benefícios do riso para os idosos é o controle do colesterol. Isso porque rir ajuda a aumentar os níveis de HDL (o bom colesterol) no corpo.

Aquela mesma universidade que fez o exame com os pacientes com problemas cardíacos fez um estudo com pessoas com alto nível de colesterol ruim no sangue. Eles assistiram a vídeos de 30 minutos de comédia todos os dias e, depois de um ano, tiveram 26% mais HDL no corpo, enquanto o outro grupo teve somente 3% a mais.

E aí, viu só quantos benefícios do riso para os idosos? Portanto, é importante aprender a visitar alguns sites de humor como o piadas.biz para poder dar algumas boas risadas e ganhar mais saúde.

É claro que só rir não vai ajudar ninguém a se curar de nada, mas ajuda a ter uma vida mais saudável. Lembre-se de manter uma rotina com mais saúde também, claro.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em seu Facebook e marque alguns amigos que possam se interessar pelo artigo!

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.