Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Rotina saudável para o idoso: Veja dicas importantes.

Os cuidados com o idoso que se tem dentro de casa é um dos fatores que mais potencializa a longevidade e também o bem estar físico, emocional e até mesmo espiritual do indivíduo. Deste modo, é preciso saber a forma correta de como cuidar dessas pessoas.

Não apenas investir em um profissional para cuidar dos idosos, se faz necessária também a consciência do tipo de responsabilidade que se tem nas mãos e como encontrar o profissional ideal.

De modo que, conhecer os principais cuidados é tão importante para o convívio doméstico quanto o equipamento conjugado de proteção individual é para os trabalhos nas grandes usinas e indústrias.

Pois não é apenas a saúde que sairá beneficiada deste processo. Por meio dos exercícios e práticas dos costumes saudáveis e diários, é possível desenvolver nos idosos um grande senso de independência, facilitando inclusive o convívio com os demais integrantes do lar.

Além de pensar com a mesma cabeça de um fabricante de guarda corpo de escadas, ou comprar inúmeros itens de segurança doméstica, o responsável pelos idosos precisa levar em conta todas as necessidades afetivas e psicológicas dessa pessoa.

Por esta razão, e a fim de facilitar a melhora desses relacionamentos e dar mais harmonia ao ambiente doméstico, este artigo terá como objetivo dar orientações úteis para manter os idosos em uma rotina saudável.

Para que seja possível manter a segurança e a saúde deles, mesmo que a residência não possua um controlador de acesso hospitalar, serão dadas algumas dicas para otimizar a convivência.

Por fim, ainda serão dados argumentos em favor da importância de se estabelecer uma rotina saudável na terceira idade.

Mantendo os idosos em uma rotina saudável

Com o crescimento da expectativa de vida, na sociedade atual se torna cada vez mais claro a relação entre saúde e longevidade.

Estar atento aos diversos aspectos que influenciam o bem-estar físico e mental dos indivíduos se torna, deste modo, ainda mais significativo com o avanço da idade.

A alimentação saudável é fundamental durante toda a vida, sendo totalmente indispensável para os idosos.

Isso ocorre deste modo, porque uma nutrição equilibrada auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e colabora para o bom funcionamento do organismo.

Para tanto, é necessário incluir nas refeições os alimentos que possuem um bom valor nutricional e que contenham as vitaminas, os minerais e os demais nutrientes que ajudam na manutenção do organismo.

Desse modo, é possível manter o corpo protegido e controlar a aparição de algumas doenças, como é o caso da hipertensão e do colesterol. Para isso, a contratação de um nutricionista especialista em idosos será sempre o mais indicado.

Frutas, legumes e verduras são excelentes exemplos de alimentos que devem fazer parte da alimentação cotidiana de pessoas mais velhas. Já os ultraprocessados, que possuem aditivos industriais em sua composição, precisam ser consumidos com bastante moderação.

Além do mais, balancear as quantidades de cada gênero de alimento nas refeições, tomando como base a pirâmide alimentar, e evitar extensos períodos sem comer são também critérios essenciais nesse quesito.

Os vínculos sociais e afetivos também são fundamentais para a saúde das pessoas nessa etapa da vida.

Por esta razão, é preciso que haja cuidado. É bem comum que muitos idosos desejem se isolar, com a prerrogativa de não dar trabalho. Mas isso pode nutrir um sentimento de solidão e até o surgimento de doenças, tais como a depressão e a ansiedade.

A família precisa ser um apoio nesses momentos, se mantendo sempre por perto, para provar para o indivíduo que ele pode confiar e contar sempre com a ajuda de todos, quando necessário.

Junto aos familiares, os amigos, conhecidos, vizinhos, bem como os possíveis cuidadores, podem ser membros fundamentais para a manutenção das relações sociais.

Isso será possível de se realizar, ainda que a pessoa sinta muita saudade da sua época mais ativa, em que vestia um uniforme de camareira de hotel para ir trabalhar.

6 formas de cuidar do idoso do próprio convívio

Desse modo, existem critérios fundamentais para o trato com os companheiros de convívio com idades mais avançadas.

Nesse sentido, é possível listar seis pontos, dentre os principais, que estão relacionados com a saúde e os cuidados de pessoas idosas, são eles:

  • Manter os cuidados com a alimentação;
  • Não abdicar dos vínculos sociais;
  • Cuidar da saúde mental;
  • Fazer com que o idoso possua hobbies;
  • Adaptar o ambiente doméstico;
  • Não descuidar das atividades físicas.
A saúde mental das pessoas mais velhas está ligada diretamente aos vínculos sociais, já citados anteriormente no texto.

Entretanto, ela também pode ser atingida por outros fatores, que, por incrível que pareça, não deve ser preocupação apenas de quem trabalha como cuidador de deficientes mentais.

Nessa fase, é possível surgir sentimentos negativos em relação às histórias do passado, por conta de lembranças que não são muito boas, de modo a propiciar sensações de angústia e tristeza muito grandes.

Também é possível que algumas limitações, introduzidas pelas condições naturais da idade, se tornem um grande incômodo e gerem alguns sentimentos ruins, tais como incapacidade, ansiedade, desânimo e irritabilidade.

Por esta razão, é preciso que se tenha muito cuidado e atenção por parte dos familiares e de quem está fazendo parte da rotina da pessoa mais velha, para que se lide adequadamente com as emoções e mantenha uma postura de acolhimento e entendimento.

Perguntar sempre o que o idoso está sentindo, se há algo que possa ser feito para ajudá-lo e ouvir os seus relatos é muito importante para manter a sua saúde mental bem preservada.

Além do mais, o atendimento psicológico pode proporcionar muitos benefícios para o equilíbrio emocional dessas pessoas, principalmente nos casos de extrema tristeza, falta de vontade de fazer as tarefas cotidianas ou mesmo os afastamentos.

Os passatempos são uma excelente ferramenta para exercitar as capacidades cognitivas, otimizar a qualidade de vida, proporcionar momentos de grande prazer e contribuir para a autoestima das pessoas mais velhas.

Para tanto, é necessário estimular essas pessoas sempre a encontrar um hábito que gostem de praticar, que podem ser os mais variados.

Dentre os principais exemplos estão a pintura, a música, o artesanato, a escrita, a leitura, o crochê, a culinária e a jardinagem.

Como já foi argumentado, o avanço da idade pode causar uma série de limitações, sendo muitas delas físicas.

Para diminuir os riscos de intercorrências e manter a saúde do idoso, é necessário adaptar o ambiente em função delas.

Algumas medidas que podem ser adotadas são a implementação de corrimãos em escadas, bem como a instalação de barras de segurança no banheiro e a otimização da iluminação da casa.

Além do mais, também é interessante instalar pisos antiderrapantes, colocar protetores nas quinas dos móveis e alterar o interruptor do quarto para um local mais próximo da cama.

É possível dizer que esses cuidados são tão importantes quanto a realização de um exame ECG convencional..

Outro ponto fundamental, caso a pessoa idosa seja cadeirante ou faça uso de andador, é a instalação de rampas de acesso, bem como a ampliação de portas e espaços de circulação, juntamente com o nivelamento do piso.

Uma questão pertinente para a saúde e o bem-estar físico e mental das pessoas mais velhas é a realização de práticas físicas.

Os exercícios são uma grande maneira de manter o corpo ativo, otimizar a imunidade e prevenir algumas doenças graves, como é o caso das cardiovasculares.

As atividades também poderão contribuir para a melhora da qualidade do sono dos idosos, aumentando a sua disposição no dia a dia e fortalecendo os seus ossos e músculos.

É fundamental ressaltar, no entanto, que é necessário que haja uma avaliação e orientação médica antes do início da prática de algum tipo de exercício.

Os exemplos de esportes e atividades físicas para idosos são diversos, desde a caminhada, natação, hidroginástica, até mesmo a própria dança, musculação, pilates, bem como o alongamento, dentre diversos outros.

Importância de uma rotina saudável na 3ª idade

Finalmente, a melhor maneira de finalizar este artigo é trazendo alguns pontos para serem argumentados em favor da importância de se trabalhar a construção de uma boa rotina, sobretudo quando se chega na terceira idade.

Todos os trabalhadores, desde um simples auxiliar de serviços gerais terceirização até um empresário de renome precisa ter a consciência de que, apesar de estar trabalhando de forma tranquila hoje, é preciso que haja uma preocupação com o amanhã.

Deste modo, quando se trata do convívio com uma pessoa que já chegou à terceira idade, é preciso que se preze, de forma singular, pela saúde e harmonia na rotina, pois esse investimento pode proporcionar, como resultado:

  • Aumento da autonomia;
  • Aumento da sensação de produtividade;
  • Otimização da saúde física e mental;
  • Construção de uma sensação de independência.
Por meio dos cuidados básicos e essenciais, é possível garantir que os idosos tenham uma velhice mais tranquila.

Considerações finais

Neste artigo foi possível acompanhar alguns critérios fundamentais para manter a saúde das pessoas mais velhas, mediante uma rotina adequada.

Por esta razão, é possível afirmar categoricamente que, dentre todos, o primeiro requisito para desenvolver bons cuidados com os idosos é o conhecimento e o cuidado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Voltar ao topo - Casa de Repouso em familia