Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Saúde Dos Olhos na Terceira Idade: Entenda a Importância

Poucos são os que se preocupam com a saúde dos olhos na terceira idade. No entanto, o efeito do tempo não poupa ninguém e os problemas surgem com a idade para qualquer pessoa. Por isso, é importante entender como cuidar da saúde dos olhos na terceira idade, de modo a se prevenir de problemas ou conseguir corrigir questões enquanto ainda há tempo. Quer saber como cuidar da saúde dos olhos na terceira idade? Então siga a leitura do artigo até o fim!

Quais os efeitos do envelhecimento nos olhos?

É fato que os olhos estão entre as partes do corpo que mais sofrem com o efeito do passar do tempo. Isso acontece muito principalmente porque eles são bem sensíveis e qualquer mudança mais brusca ou significativa tem implicações sérias. Um dos problemas mais comuns que vêm com o tempo acontece porque o cristalino dos olhos tende a ficar menos flexível e menos capaz de aumentar a sua espessura. Por causa disso, ele tem dificuldades de focar em objetos próximos. É por isso que tantos idosos têm dificuldade de ler revistas ou livros, já que a presbiopia (nome dado quando há dificuldade em focalizar objetos próximos) vem com a idade. Além do foco dos olhos, outros problemas que surgem com a idade incluem o amarelamento da esclerótica, causado por muitos anos de exposição ao vento, à poeira e à luz ultravioleta. Além disso, também há o aparecimento de manchas aleatórias de pigmento na região, por causa do avançar dos anos. Um problema muito comum da saúde dos olhos na terceira idade é o que chamamos de olhos secos. Eles surgem porque as células mucosas da conjuntiva diminuem com a idade. Por causa disso, menos lágrimas são produzidas e menor a umidade da superfície do olho. A consequência é que os olhos ficam mais irritados, além do lacrimejamento ser muito maior quando se corta uma cebola, por exemplo. Esses são alguns dos problemas de saúde dos olhos na terceira idade. No entanto, eles são também os mais simples e comuns. Existem muitos outros casos mais específicos que também surgem depois dos 60 anos. Abaixo, confira como se prevenir desses problemas ou corrigi-los depois dos 60 anos!

Como cuidar da saúde dos olhos na terceira idade?

Só saber os efeitos do envelhecimento nos olhos não é o suficiente. Afinal, informação sem ação não vale de nada. No entanto, como você pode colocar em prática o que aprendeu aqui para prevenir ou corrigir os danos mais comuns causados pelo envelhecimento? Confira a seguir!

1. Previna-se enquanto há tempo

A maneira mais fácil de evitar problemas de saúde dos olhos na terceira idade é, claro, com a prevenção enquanto se é jovem. Para quem ainda tem esse tempo de prevenção, comece a adotar hábitos mais saudáveis e que protejam os seus sonhos. Por exemplo, quando for sair na rua com o sol forte de verão, use óculos protetores que filtram os raios ultravioleta, de modo a evitar o amarelamento dos olhos. Além disso, não force a sua vista quando mais novo e evite entrar em contato direto com a poluição que danifica os globos oculares para preservar seus olhos o máximo possível.

2. Alimente-se adequadamente

Você já ouviu falar na máxima de que você é o que você come? Pois bem, isso é especialmente verdade em relação a saúde dos olhos na terceira idade. Por isso, é importante se alimentar adequadamente tanto quando novo, quanto depois de envelhecer. Para isso, consuma folhas e verduras antioxidantes, como brócolis, espinafre e couve, além da cenoura (que é cheia de vitamina A e C). Aliás, a cenoura tem muitos carotenóides, que retardam o aparecimento de catarata e glaucoma. Também coma muitos peixes, especialmente o salmão, atum, sardinha e truta, que são ricos em ômega 3, minerais e várias vitaminas.

3. Busque por equipamentos adequados

Não hesite em contar com os equipamentos adequados para corrigir os problemas oculares assim que eles surgirem. Por exemplo, quando a presbiopia começar a aparecer, consulte um oftalmologista e procure uma loja online de lentes de contato para comprar lentes que corrigem a situação. E, caso as lentes não resolvam seu problema, procure por óculos que tenham foco para a leitura próxima. O mesmo vale para problemas de enxergar de longe, focalizar ou outras questões que possam ser resolvidas com equipamentos.

4. Consulte um médico especializado

Por fim, não deixe de consultar regularmente um médico que seja especializado na saúde dos olhos na terceira idade. Não basta ser apenas um oftalmologista, mas que seja alguém acostumado a tratar pessoas da mesma faixa etária. Dessa forma, você garantirá que terá o melhor acompanhamento possível e terá os principais cuidados de saúde dos olhos na terceira idade, evitando problemas de todos os tipos e corrigindo aqueles que não puderem ser prevenidos. E aí, gostou das nossas dicas? Qual dos métodos de prevenção você já segue? Comente abaixo com a sua opinião!

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.