Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Terapia Ocupacional para idosos: O que você precisa saber

Cuidar de uma flor no jardim ou fazer um cartão de aniversário parecem tarefas muito fáceis, não é mesmo? Mas não para alguns idosos, isso porque acabam perdendo a autonomia e o senso de auto-eficácia, duas características importantes que a Terapia Ocupacional busca trazer de volta.

Mas o que é Terapia Ocupacional?

A T.O, como é chamada pelo profissionais que trabalham na área, tem como objetivo inserir atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos, emocionais ou mentais. Para os idosos ela é muito importante, pois traz inúmeros benefícios para o humor, a saúde mental e o sistema cognitivo. Se o idoso sente que é capaz de fazer aquilo que gosta, isso o faz sentir-se útil e gera uma sensação de bem-estar tão grande que tem um impacto direto em sua saúde. O envelhecimento traz uma perda progressiva de autonomia, além de certas tendências ao isolamento, tornando o idoso um alvo mais fácil de doenças mentais e levando até mesmo a quadros graves, como à depressão. Quando ele está envolvido em atividades que lhe dão prazer e sensação de poder fazer algo, isso é um indicativo de saúde.

A nossa Casa de Repouso

A Casa de Repouso Em Família, por exemplo, adota inúmeras atividades em grupo que possam englobar as mais variadas funções ocupacionais, como a socialização, o lazer, o cuidado e a funcionalidade. Claro, todas sempre observadas e ministradas por um Terapeuta Ocupacional. Ao longo do ano produzimos enfeites, cartões, sobremesas, etc. Criamos grupos para cantar e dançar. Vamos à passeios com acessibilidade e que tragam alegria para os idosos. O importante é quebrar esse pensamento de que o idoso que se encontra em uma Casa de Repouso está sofrendo, abandonado e abalado. Não, a nossa casa faz de tudo para promover o bem-estar e fazer com que os nossos residentes se sintam muito felizes e participem de todas as nossas atividades.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.