Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Dia do Idoso: A Importância Desta Data Para a População

Hoje é o Dia do Idoso, uma importante data que foi criada em dezembro de 2006 e desde então é celebrada todo dia 1 de outubro.

Nós, do Residencial em Família valorizamos nossos idosos e queremos sempre o bem-estar e saúde de todos.

Por isso, hoje fizemos um artigo especial para essa data tão essencial!

A importância de permanecer conectado com nossos entes queridos

Muitas pessoas acima dos 65 anos vivem sozinhas e embora manter a independência possa proporcionar um grande impulso à auto-estima e ao empoderamento, também traz riscos para nossos entes queridos com idade mais avançada. 

Quando os idosos moram sozinhos, sem muito contato familiar ou social, pode levar mais tempo para detectar os sinais de alerta de comprometimento físico ou cognitivo. 

Isso pode colocar sua saúde e segurança em risco e aumentar a probabilidade de depressão e outros problemas de saúde mental.

De fato, a solidão e o isolamento social são preditores significativos não apenas de problemas de saúde física, mas também de depressão e até mortalidade em idosos. 

Por outro lado, mesmo uma conversa rápida e amigável com um familiar, amigo ou conhecido pode aumentar nossa felicidade.

Imagine o valor de passar um tempo de qualidade com nossos entes queridos! Não é bom apenas para idosos, é bom para as famílias.

Inclusive, estudos mostram que avós e netos que possuem relacionamentos fortes experimentam menos sintomas de depressão nas duas gerações. Sem contar que os netos também se beneficiam de ter outra fonte de aconselhamento, conexão e história da família.

Coisas para fazer no dia do idoso para envolver sua família

Algumas atividades têm excelentes benefícios em termos de conexão social e bem-estar individual, além de incentivar o contato entre gerações. 

Por isso, confira a seguir uma lista de ações fáceis para começar:

Incentive o contato visual e o toque físico

A simples presença de um amigo ou um abraço de um membro da família pode ajudar a aumentar os níveis de cortisol e reduzir o estresse. Mesmo o simples contato visual pode ajudar a incentivar sentimentos de conexão.

Separe livros, filmes ou jogos para curtir com seus entes queridos

Estabelecer uma rotina divertida, especialmente compartilhada entre netos e avós, por exemplo, cria uma expectativa positiva de tempo de qualidade, bem como uma oportunidade para as famílias compartilharem algumas de suas atividades favoritas.

Inicie um projeto de história da família

Conversar ou até “entrevistar” os entes queridos mais velhos sobre suas memórias e experiências oferece a eles uma oportunidade de compartilhar sabedoria e conselhos e oferece uma chance única de começar a coletar essas histórias e fotos antigas da família. 

Converse

Pesquisadores descobriram que mesmo uma breve interação – um sorriso, uma conversa rápida – pode animar as pessoas durante o dia. Portanto, seu bate-papo diário, um telefonema ou mensagem no WhatsApp são bastante significativos e não precisam ser demorados para fazerem a diferença.

Pratique atos de bondade

Visite e converse com seus entes queridos, mesmo quando eles não esperam isso. Vá até a casa deles para conversar e mostrar afeto. Leve um baralho de cartas para vocês se divertirem. Convide-os para um almoço surpresa em um restaurante favorito…

Na verdade, são as pequenas coisas que acabam sendo as mais valiosas – visitas curtas e até ligações rápidas para dizer apenas um “oi!”.

Por isso, comece hoje, agora, a sua homenagem ao Dia Internacional do Idoso, mas continue seguindo essas dicas ao longo dos anos e suas famílias ficarão mais fortes e felizes.

Agora, como você mantém contato e promove as conexões familiares? Você tem alguma dica sua que gostaria de compartilhar? 

Deixe suas dicas nos comentários abaixo.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.