Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Cáries na terceira idade: saiba as melhores formas de prevenção

A cárie na terceira idade pode ocorrer com mais facilidade caso o idoso não tome alguns cuidados. Essa fase da nossa vida demanda precauções ainda mais fortes, pois é o período em que ficamos mais suscetíveis a doenças bucais.  A cárie é uma doença bucal que acomete todas as pessoas que têm hábitos em ter uma dieta rica em açúcar e uma higiene precarizada. Você sabe o que é a cárie e como ela se desenvolve nos nossos dentes? Como preveni-las? Continue a leitura para descobrir a prevenção e como ter dentes saudáveis na terceira idade. 

O que causa cáries? 

A cárie é a deterioração dos dentes, onde começa com uma mancha branca podendo escurecer, destruindo toda a coroa dentária. Em casos mais graves, podem destruir a polpa do dente – pulpite – tendo como consequência dores nos dentes, ocasionando irradiação pela face, ao lado da dentição comprometida.  Nesse caso, muitos pacientes que se queixam dessas dores não imaginam que pode ser devido a uma cárie, principalmente na terceira idade. O correto é sempre estar avaliando a situação dos dentes, mas em caso de dores e incômodo, é preciso passar em um dentista 24 horas que irá aliviar esses sintomas.  Um dos fatores que mais causam essa doença bucal tão conhecida, são os maus hábitos na alimentação.  Uma dieta rica em açúcares prejudica nosso corpo como um todo, e os dentes são os mais afetados, pois tem a capacidade de destruir dentes saudáveis devido o acúmulo dos açúcares e ácidos pela boca.  A formação de tártaro e bactérias que estão na boca podem destruir o dente, trazendo a perda, se não fizer o tratamento adequado a tempo.  Por isso é importante fazer uma avaliação periódica em uma clínica dentária de confiança para evitar tais problemas dentários.

Por que evitar a cárie na terceira idade? 

Em todas as fases da vida devemos evitar a cárie, contudo na terceira idade o cuidado deve ser redobrado.  Na terceira idade, as pessoas tendem a ficar com os sistema imunológico mais enfraquecido, tendo uma diminuição da saliva, que é um fatores principais para a proteção do dente.  Ao produzir menos saliva, a saúde bucal dos idosos tende a ficar mais debilitada, levando ao aparecimento das cáries.  A cárie que acomete os idosos nessa fase da vida, é a cárie radicular ou cárie na  raiz dentária  – infecção que ocorre na superfície do dente — e pode ocasionar sua perda.  É imprescindível visitar o seu dentista regularmente para que o mesmo faça a profilaxia – limpeza dos dentes – e avaliando outros problemas dentários. Vá em uma clínica de dentista de sua confiança para avaliação periódica, e evite que problemas como a cárie afetem a sua qualidade de vida. 

Quais formas de tratamento? 

Existem dois tipos de tratamentos para a cárie, sendo importante informar que isso irá depender do grau do problema.  Em casos que a cárie foi descoberta em uma avaliação periódica, o profissional irá fazer uma restauração dos dentes, ou seja, irá retirar a cárie e reconstruir o buraco que a mesma fez, aplicando resina nos dentes afetados para dar uma forma natural a eles novamente. Quando a cárie afeta a polpa do dente, a dor pode ser insuportável, tendo que muitas vezes o paciente, recorrer a um dentista urgente, que irá realizar um curativo para aliviar as dores, e fará um procedimento de canal, que é a retirada da polpa infeccionada. Tudo isso será concluído com o uso de anestesia, para salvar o dente e, então, restaurá-lo para dar o formato que ele tinha antes do problema. 

Como fazer a prevenção da cárie em idosos? 

A prevenção da cárie deve ser feita com coisas simples do dia a dia , sendo elas: 
  • Higiene bucal correta, sendo necessário a escovação após as refeições; 
  • Escovação noturna, evitando proliferação das bactérias bucais, prevenindo doenças bucais;
  • Consultas periódicas para avaliação de problemas dentários;
  • Profilaxia para remoção do tártaro acumulado;
  • Uso de produtos recomendados pelo dentista, pensando em suas necessidades;
  • Evitar a alimentação rica em açúcares, mantendo uma alimentação saudável. 
Seguindo todos esses passos, sua saúde bucal ficará impecável. Levando em conta que caso essas recomendações não forem feitas corretamente, a cárie pode desenvolver com mais facilidade devido o sistema imunológico estar mais suscetível a esses problemas em razão da idade, tendo que recorrer a um especialista em canal em uma clínica dentária 24 horas.  Por isso, atente-se a todos os cuidados na sua saúde bucal, e assim evitará futuras cáries, entre outros problemas como gengivite e periodontite. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.  

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Voltar ao topo - Casa de Repouso em familia