Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Carros Adaptados Para Cadeirantes: Entenda Como Funciona

Com diferentes projetos de inclusão social nos dias de hoje, as pessoas que são cadeirantes também podem ter a chance de conquistar a sua carteira de habilitação e dirigir o seu próprio carro. Se você tem interesse em entender como funcionam os carros adaptados para cadeirantes, confira o artigo até o final, pois é sobre isso que vamos falar hoje.

Não existe um modelo específico de veículo para ser adaptado. Qualquer modelo de carro ou mesmo de marca, pode receber as adaptações necessárias e assim, ser utilizado por uma pessoa que tenha diferentes tipos de deficiências.

A importância da adaptação do veículo para cadeirantes

No caso do câmbio automático, por exemplo, o veículo se torna mais prático e fácil de dirigir, proporcionando mais segurança e conforto para o motorista de modo geral. Mas no caso de pessoas com deficiências, isso pode ser ainda mais importante, proporcionando maior precisão ao dirigir.

Antes mesmo de pensar em adaptar um veículo dessa forma, é necessário obter a CNH especial. Nesse caso, a CNH deverá ser solicitada em uma autoescola, atendendo a todas as normas necessárias para assim, o condutor ser devidamente treinado para conseguir conduzir um carro adaptado nas ruas da cidade, com toda a segurança e praticidade necessárias.

Adaptações necessárias para motoristas cadeirantes

Um dos pontos positivos para portadores de necessidades especiais, é isenção de impostos que o motorista cadeirante recebe, quando deseja comprar um veículo novo. Essa isenção pode chegar à 28% de desconto.

As principais alterações dos carros que são adaptados para as pessoas com deficiência física ou mesmo, algum outro tipo de deficiência são a alteração no câmbio automático de fábrica, embreagem automática e alguma adaptação de acordo com a necessidade da pessoa.

Itens adaptados

Confira abaixo quais são os principais itens que deverão ser adaptados, para que uma pessoa com deficiência consiga conduzir o veículo com segurança.

Rampa de acesso

Dessa forma, o condutor consegue entrar e sair do carro com total facilidade e até mesmo sozinho, não sendo necessário a ajuda de um terceiro para realizar esse serviço. Para isso, pode ser necessário a retirada do assoalho e também dos bancos, proporcionando maior comodidade e espaço.

Volante

O volante também precisa de algumas adaptações de grande importância, pois será a partir dele que o motorista irá conseguir realizar algumas ações importantes, como acelerar e frear.

Banco

O carro com essas adaptações também possui maior conforto para o motorista. Para isso, o banco será atualizado com o mecanismo que consegue ser removido para a área externa do veículo, para que o cadeirante consiga entrar e então, retornar para o interior do veículo.

Elevador

Esse é um opcional no carro e é indicado especialmente, para as pessoas que não tem muita força nos braços. Com o uso do elevador, o motorista consegue chegar facilmente ao interior do carro, apenas com o sistema de elevador para encaixar a cadeira.

Vale lembrar ainda, que alguns veículos já possuem as opções de adaptação vindas de fábrica. Nos casos em que o veículo não foi alterado previamente, é necessário contar com o auxílio de uma oficina mecânica que seja especializada, para que todas as alterações sejam realizadas com segurança e qualidade.

Outra informação importante é com relação ao seguro para esse tipo de carro, que também deve ser específico para pessoas com deficiência, considerando algumas apólices exclusivas.

Com o seguro adaptado para uma pessoa com deficiência, seja qual for a necessidade, ela poderá ter maior liberdade e comodidade para conseguir realizar normalmente as suas tarefas diárias, conseguindo proporcionar até mesmo mais felicidade e qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.