Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Descubra 5 alimentos com nutrientes para a saúde bucal dos idosos

Com o tempo, é natural que os dentes acabem deteriorando-se naturalmente e apresentando características como o escurecimento. Também é comum que as pessoas acabem usando tratamento como próteses e implantes pela perda deles. Entretanto, é possível preservar eles por toda a vida e prezar pela saúde bucal dos idosos.   Dessa forma, na chamada chegada da idade “adulta plus”, é preciso tomar cuidados ainda mais redobrados com a saúde bucal, principalmente com a alimentação.    Pois a alimentação, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida no geral, pode ainda melhorar a saúde bucal de idosos.   Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a saúde bucal de idosos, bem como as patologias mais comuns, tratamentos e alimentos que podem ajudar na prevenção e manutenção de um sorriso estonteante, mesmo que o paciente tenha alguns implantes e precise pesquisar sobre facetas de porcelana antes e depois.

Dietas são importantes para conservar a saúde bucal?

Em qualquer idade, a saúde bucal será algo importante. Isso porque, assim como em outras partes do corpo, os alimentos podem tanto auxiliar como deteriorar o bem-estar de alguns órgãos, por exemplo.    Dessa forma, uma alimentação saudável é a chave para um corpo saudável.    Em geral, essa regra também se aplica à saúde bucal, uma vez que é justamente a boca que é a porta de entrada para os alimentos que são extremamente importantes para todo o nosso corpo, em especial para o sistema digestivo e imunológico.    Em suma, a partir deste cenário, é necessário que o paciente possa manter uma boa dieta, que somados a uma eficiente higiene bucal são capazes de fortalecer os dentes e prevenir doenças bucais, principalmente para pacientes que utilizam aparelho invisível.   Vale lembrar que a alimentação pode ser tanto um fator positivo quanto um negativo, uma vez que, ela também pode prejudicar os dentes e favorecer o surgimento de doenças, como por exemplo:  
  • Gengivite;
  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Placas bacterianas;
  • Doenças periodontais.
  Um exemplo são o consumo de doces, uma vez que a glicose é um componente que favorece a proliferação de microrganismos e bactérias nos dentes, principalmente em pacientes que usam alinhadores invisíveis, por exemplo.

Alimentos que são bons e indicados para a saúde bucal 

Uma vez que foi possível compreender que alimentos que possuem açúcar ou muito carboidrato são prejudiciais à saúde bucal.    Desse modo, confira a seguir alguns alimentos que ajudam no fortalecimento dos dentes para que não seja necessário buscar por quanto custa um implante dentário, uma vez que poderá ter eles intactos por toda a vida.
  1. Laticínios

Esse é um dos ingredientes mais associados à saúde dental, uma vez que alimentos que possuem laticínio também podem contar com o cálcio.    Sendo assim, este é um dos principais componentes que é capaz de fortalecer os ossos do corpo, o que inclui os dentes.    Ademais, quando consumir muitos alimentos lácteos, tais como queijo e iogurte, eles podem proteger contra algumas substâncias ácidas, principalmente no crescimento e fortificação de sua mineralização.    Com isso, pode proteger para que o paciente não precise pesquisar sobre preços de implantes dentários.
  1. Peixes

O consumo de peixe é saudável, não só para a boca como para diversas outras questões do corpo humano.  Isso porque, esses animais são uma rica fonte de cálcio, vitamina D além do componente do Ômega 3 que podem ser encontrados apenas no peixe. 
  1. Goma de mascar sem açúcar

Apesar de ser uma surpresa para todos, o chiclete, quando não contém açúcar, é um ótimo aliado da saúde bucal.    Isso porque, ele é capaz de estimular a mastigação, que por sua vez aumenta o fluxo da saliva na boca, removendo partículas de alimento e neutralizando os ácidos, podendo ajudar a limpar os dentes e até a prevenir a formação de cáries.
  1. Brócolis

Outro alimento benéfico para a saúde bucal é o brócolis, uma vez que através dele é possível contar com ferro e cálcio. Eles juntos formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes.
  1. Maçã

Por último, mas não menos importante dessa lista, podemos colocar a maçã que é rica em vitaminas e nutrientes, assim como ajuda a manter os dentes limpos.    Uma vez que mastigação dessa fruta tem uma ação “massageadora” para a gengiva, além de aumentar o fluxo de saliva, auxiliando na limpeza dos dentes.   Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Voltar ao topo - Casa de Repouso em familia