Casa de Repouso em Família sabe da importância de manter a memória saudável. Mas, afinal, o que é memória? 

Esta pergunta parece simples de ser respondida por qualquer pessoa. Ao ser questionado sobre o que é “memória”, a resposta é quase imediata: é lembrar-se de algo! No entanto, será mesmo que “memória” é apenas o ato de lembrarmo-nos de algo? Sim, claro!

Para podermos lembrar algo, necessitamos que a informação da lembrança tenha sido apresentada a nós anteriormente e memorizada com sucesso.

No processo de envelhecimento a memória sofre uma leve alteração, e nosso processo de memorização tem “pequenas falhas” que chamamos de “Brancos”, mas que podem ser compensados com o treino de memória.

Agora que você sabe o que é memória e que para se tornar um indivíduo independente por mais tempo você precisa exercitá-la, realize atividades como leitura, uso do computador, aprendizagem de um idioma, exercícios de raciocínio e atenção (como sudoku, baralho, quebra-cabeças, caça-palavras) para manter sua memória saudável!

Na Casa de Repouso em Família temos atividades diárias, dentre elas, com a Gerontóloga Thaís, que realiza atividades para exercitar a mente e desenvolver cada vez mais a facilitação da memória com nossos idosos.

Fonte: Thais Bento Lima da Silva, Gerontóloga.