Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Cuidador de Idosos

O profissional Cuidador de Idosos tem uma missão de expressiva relevância na sociedade, com o processo do envelhecimento populacional e a nova dinâmica familiar, onde todos saem para trabalhar, esse profissional torna-se cada vez mais essencial.

Pessoa com ou sem vínculo familiar, capacitada para auxiliar o idoso em suas necessidades e atividades da vida cotidiana, o cuidador é a pessoa que, no espaço privado ajuda o idoso com dificuldades ou limitações a realizar suas atividades básicas e instrumentais de vida diária, visando à preservação da autonomia e independência de quem está aos seus cuidados.

As atividades desenvolvidas pelos cuidadores vão desde a higiene pessoal até a administração financeira da família. Membro ou não da família, este pode ser remunerado no caso do Cuidador Formal (profissional preparado em uma instituição de ensino para prestar cuidados, segundo as necessidades específicas do usuário) ou não remunerado – Cuidador Informal (um membroda família, ou da comunidade, que presta qualquer tipo de cuidado às pessoas dependentes, de acordo com as necessidades específicas).

Os cuidadores têm como obrigações dar atenção ao idoso; oferecer apoio emocional; remover perigos da casa; reconhecer as perdas na pessoa idosa; reconhecer as mudanças de personalidade; reconhecer o esquecimento; saber identificar os pontos fortes ou não do seu idoso e trabalhá-los a fim de promover a sua autonomia e de sua independência.

Todos nós temos ganhos e perdas no decorrer da vida. Perdida uma habilidade, pode-se estudar uma nova e com apoio de profissionais capacitados, como os cuidadores, podemos mobilizar e potencializar o que restou de capacidade num indivíduo, para que este desempenhe atividades, da melhor forma possível, em seu meio ambiente.

Cuidar é uma arte, um ato, uma atitude, requer conhecimento, responsabilidade, afetividade, entre os seres humanos. Zelar, não faz dele um cuidador, necessita a união do trabalho com a disponibilidade e capacidade de ouvir o outro, sentir o que o ele precisa, fazer disso um prazer.

Cuidador de idosos é uma profissão reconhecida e inserida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego com o Código 5162-10 (Cuidador de pessoas idosas e dependentes e Cuidador de idosos institucional). Esta capacitação é também exigida aos profissionais que trabalham em Instituições de Longa Permanência para idosos.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.