Os animais domésticos estão presentes na grande maioria dos lares em todo o mundo. E se você acha que os cachorros são os preferidos, está enganado. Muitos outros bichinhos estão conquistando espaço em residências, como os gatos, por exemplo.

Estima-se que 44% dos lares brasileiros possuem animais de estimação, e um dos motivos desse crescimento é pelo fato dos animais trazerem muitos benefícios para a saúde física e mental das pessoas, principalmente os idosos.

A presença de um animalzinho no dia a dia de um idoso, ajuda e muito, no combate a solidão, ao isolamento e ainda o estimula a praticar exercícios físicos ao brincar ou passear com o seu bichinho. Confira outros benefícios:

Mais disposição: caminhar com o bichinho de estimação promove a sensação de bem estar e ajuda na saúde mental, uma vez que os estímulos recebidos ao caminhar aumentam a coordenação motora e ajudam o cérebro a responder estímulos visuais, táteis, sonoros e olfativos.

Mais humor: ao brincar com um pet, as taxas de serotonina aumentam, esse elemento é um neurotransmissor que regula o bom o humor, o sono, o apetite e a dor. Dessa forma, os níveis de ansiedade são reduzidos e a sensação de conforto, calmaria aumenta.

Maior interação social: como os animais precisam passear todos os dias, nas caminhadas pelos parques ou vizinhança as chances de interagir com outras pessoas são maiores. Dessa forma, o idoso pode fazer um amigo, conhecer gente nova e novos lugares também.

Previne doenças: estudos realizados em vários países mostram que pessoas da terceira idade que possuem um cãozinho ou um gatinho, estão menos sujeitos à depressão, problemas de pressão e capacidade motora, isso deve pela prática de exercícios em companhia do animal;

Maior expectativa de vida: a ciência já comprovou que quem convive com animais são mais felizes, saudáveis e vivem mais. Isto ocorre porque a convivência com os bichos promove a sensação de bem estar e, por consequência, eleva a expectativa de vida.

 

Está esperando o que para adotar um bichinho? Não importa se você é um idoso ou não, os benefícios são para todos.

A Casa de Repouso em Família está sempre atenta aos mais diversos meios e maneiras de trazer mais bem estar para a vida de um idosoQuer saber mais sobre a nossa casa de repouso? Entre em contato agora mesmo.