Os idosos possuem algumas vantagens em relação às outras pessoas, assentos preferenciais em transporte público, prioridade em filas e vagas de estacionamento especiais em quase 100% dos lugares.

Para ter o cartão de vaga de idoso, é preciso ter uma autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos por idosos ou que o transportem, nas vagas que são devidamente sinalizadas para isso.

Somente pessoas com 60 anos ou mais, condutoras ou passageiras podem solicitar tal documento. O Detran é o órgão responsável pela emissão do mesmo nos municípios que não estejam integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Como solicitar

Na cidade de São Paulo, o cartão é expedido pelo Detran, já em outras cidades é preciso verificar nas prefeituras. O solicitante precisa comparecer á unidade de atendimento do município onde reside, com os documentos a seguir:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original e cópia simples
  • Comprovante de endereço em nome do idoso – original e cópia simples
  • Formulário de requerimento do Cartão do idoso – original.

O cartão tem validade em todo território brasileiro e só deve ser usado em vagas com a sinalização indicando que é especial para os idosos. Lembrando que ao estacionar o veículo nas vagas reservadas ao idoso, sem o cartão que comprove tal condição, sujeita o motorista à infração gravíssima (7 pontos na CNH), multa e remoção do veículo.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e nosso Facebook para ficar por dentro das novidades da nossa casa.