Uma pessoa oferecendo ajuda no caixa eletrônico, aumento na aposentadoria, notificação de benefício previdenciário extra, receber uma ligação pedindo para confirmar dados pessoais do banco, ou uma correspondência de um suposto escritório de advocacia comunicando uma nova lei para o aposentado? Estes são alguns dos principais crimes e fraudes que os idosos mais sofrem atualmente, por meio de criminosos.

Por essas razões, é de suma importância os familiares prestarem todo o auxílio necessário e manter o idoso atento contra esses tipos de golpes. Isso tudo porque, normalmente, esse público tem uma certa dificuldade em realizar operações bancárias e se adaptar ao crescimento constante e veloz da tecnologia, e acabam sendo alvos indispensáveis para os marginais.

Segundo o DEFA (Delegacia de Defraudações e Falsificações) já existem quadrilhas especializadas nesse tipo de crime contra aposentados. Por isso, toda atenção é crucial. Mas, o que poucas pessoas talvez saibam foi a alteração no artigo 171, CP (Estelionato) do código penal, na Lei nº 13.228, de 28 de dezembro de 2015. Prevendo um aumento de pena em dobro para casos de estelionato contra idosos.

Listamos e detalhes alguns dos principais golpes. Confira!

Saidinha de Banco

Golpistas costumam se aproximar das vítimas se identificando como funcionários do próprio banco e oferecem ajuda com o foco de coletar dados pessoais, como senha e códigos segurança do cartão.

DICA: A orientação para esse caso é simples: recuse ajuda de estranhos e procure resolver com funcionários credenciados.

Processo Judicial

Normalmente ocorre através de um telefone ou carta comunicando ao aposentado uma causa ganha na justiça, porém se faz necessário pagar os honorários e custos processuais ao advogado para receber a indenização.

DICA: Neste caso, antes de efetuar qualquer tipo de pagamento, procure informações sobre o processo com advogados conhecidos e de confiança.

Troca de Cartão

Criminosos instalam uma máquina para reter cartões no caixa eletrônico, geralmente em horários fora do expediente bancário ou finais de semana.

DICA: Caso aconteça essa situação, procure automaticamente um funcionário credenciado dentro da agência.Se ocorrer em um final de semana ou fora do horário de atendimento, deixe o cartão na máquina, e assim que possível, ligue para cancelar. Isso porque sem a senha não é possível efetuar nenhuma transação com o cartão.

Compra Equivocada

Por meio de um telefonema, alguém se identifica como funcionário do banco e informa uma compra de valor elevado realizada com o cartão do cliente. O intuito é coletar as informações pessoais.

DICA: Nunca confirme ou repasse quaisquer tipo de informações por telefone. Procure sempre a sua agência e fale com o gerente.

Bilhete Premiado

O golpe mais antigo. Geralmente aparenta origem humilde e ter ganho na loteria, mas existe um impedimento para receber o valor. E, ataca nas seguintes versões: diz estar sem o documento para receber o dinheiro, tem divida ativa no banco, ou a agência já está fechada e precisa de dinheiro para viajar. Então, repassa a vítima os direitos do “suposto prêmio” em troca de uma quantia menor e desaparece.

DICA: Não tenha boas intenções, pois não existe dinheiro fácil. Depois você vai acabar sendo a vítima.

Carro Quebrado

Por telefone, uma pessoa pergunta a quem atende se ela sabe quem está falando. Durante a conversa, procura caminhos para fazer a pessoa dizer um nome de algum conhecido, em seguida, se passa por essa pessoa mencionada e diz que seu carro quebrou na estrada e precisa de dinheiro para consertar, com o foco em extrair dados bancários.

DICA: Inverta a situação. Procure extrair da pessoa que ligou o maior número de informações possíveis, como: de quem é filho ou filha e onde está. Na dúvida, peça para retornar em cinco minutos, pois irá procurar o cartão, e assim que desligar, entre em contato com a verdadeira pessoa que se diz estar pedindo ajuda.

Senha do Banco

Alguns idosos costumam utilizar um adesivo com a senha, no verso do cartão, para não se esquecer, a prática é arriscada.

DICA: Jamais deixe exposto informações pessoais.

Sequestro

Embora seja realizado com todos os tipos de idade, os idosos acabam sendo as maiores vítimas devido a preocupação, e consequentemente, a perda de alguns sentidos pelo “choque da informação”. Uma pessoa liga e diz que seu neto foi sequestrado e para libertá-lo, será necessário pagar um valor xis.

DICA: Caso aconteça, mantenha a calma e desligue o telefone. Em seguida, ligue para o neto e o maior número de pessoas próximas, pais, irmãos, vizinhos, amigos, etc.

Estelionato

Acontece com idosos que moram sozinhos. Estelionatários se tornam pessoas de confiança para descobrir pensão de valor alto, aposentadoria e até mesmo heranças.

DICA: Não dê informações pessoais para qualquer pessoa. Se acaso você seja vizinho ou conhecido de algum idoso prestes a estar próximo desse golpe, comunique diretamente a polícia.