Chocolate é bom e todo mundo gosta, e também sabe que faz muito bem para o ser humano. Aproveitando a semana da Páscoa, o post de hoje é justamente sobre o chocolate e seus benefícios, mas, falaremos especificamente do que ele proporciona na saúde do idoso.

Um estudo recente feito pela Universidade de Áquila, na Itália, mostrou que o chocolate e produtos que derivam do cacau, melhoram, e muito, a memória e o raciocínio dos idosos, que em sua grande maioria, possuem o sistema cognitivo comprometido.

Isso ocorre por conta dos flavonoides, um composto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que além de melhorar a saúde cardíaca, também acelera o fluxo sanguíneo do idoso e deixa o cérebro com todas as “luzinhas acesas”.

Durante o estudo, 90 idosos com 70 anos ou mais que sofriam de comprometimento cognitivo leve foram selecionados. Eles consumiram, durante oito semanas, uma quantidade alta, média ou baixa de um achocolatado com alto teor de cacau, misturado ao leite. O resultado foi: os idosos que consumiram a quantidade maior apresentaram uma memória melhor em relação aos outros dois grupos.

Além disso, comer chocolate libera a serotonina, conhecido popularmente como hormônio da felicidade, que proporciona aquela sensação única de bem-estar e alegria.

Vale ressaltar que os benefícios estão relacionados ao chocolate que tenha mais quantidade, uma vez que, quanto mais cacau, mais antioxidantes e estimulantes. Por isso, recomenda-se o consumo do produto na versão amarga, que contenham pelo menos entre 60 e 100% de cacau.

O chocolate ao leite, o preferido dos brasileiros, leva mais leite e açúcar do que cacau. O branco é rico em manteiga e gordura saturada. Ambos são deliciosos, mas infelizmente em grandes quantidades fazem mal ao consumidor.

Já que a Páscoa está aí, que tal aproveitar para mudar a tradição e trocar aquele ovo enorme de chocolate rico em gordura por uma barra de chocolate amargo? Você economiza e o seu corpo ainda agradece. Coma com moderação e Feliz Páscoa!

Quer saber mais sobre a nossa casa de repouso? Entre em contato agora mesmo.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo o que acontece na casa de repouso Residencial em Família.