O bombeamento do nosso coração é feito por estímulos elétricos enviados por uma série de células especiais que são capazes de gerar energia. Este estímulo é originado no marcapasso natural do coração, chamado sinusal, que funciona como um gerador de energia e faz com que o órgão bata de 60 a 100 vezes por minuto. Quando ocorre um curto-circuito, o coração perde o compasso e deixa de se contrair e relaxar de forma correta, o que chamamos de arritmia.

A doença silenciosa que tem maior incidência no sexo masculino e com faixa etária entre 45 e 75 anos. Infelizmente, mais de 20 milhões de brasileiros já foram acometidos pela doença, são 300 mil vítimas por ano, o que representa quase 20% da população.

 

Como identificar e tratar

Entre os principais sintomas da doença estão a falta de ar, cansaço, dores no peito, tonturas e pressão baixa, além da confusão mental. O problema é que nem sempre as arritmias apresentam sintomas, e quando isso acontece, a mesma desencadeia uma parada cardíaca que pode levar a morte súbita. Por isso a importância de visitar um cardiologista regularmente.

Existem dois tipos de arritmia, a benignas e as malignas. Para as benignas há dois tipos de tratamento, o uso de medicamentos ou cirurgias por meio de cateter. Já para as malignas, além dos tratamentos já citados, pode-se usar um marca-passo chamado desfibrilador cardíaco, que detecta a arritmia e aplica um pequeno choque no coração para que ele volte a frequência normal.

Para controlar a doença, hábitos de vida saudável como atividades físicas, boa alimentação e consultas médicas são sempre bem vindas. Algumas pessoas precisam controlar peso, pressão arterial e diabetes também. Por isso é importantíssima a divulgação dos métodos de tratamento e prevenção da doença, assim pode-se criar estratégias de diagnóstico, tratamento e controle de riscos.

A Casa de Repouso em Família conta com uma equipe médica disponível 24h, dessa forma, nossos pacientes passam por avaliações médicas semanais desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar que cuida de todos os aspectos relacionados à saúde.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços. Será um prazer atender seu ente querido com muito amor e dedicação.