A maioria das pessoas se imaginam com 90, 100 anos de idade, porém, mesmo com a expectativa de vida no Brasil aumentando gradativamente, pesquisas revelam que brasileiros vivem até em média 75,5 anos. Mas a pergunta é: qual é o segredo da longevidade?

O pesquisador Dan Buetter, junto à equipe da National Geographic fizeram uma investigação no mundo todo a fim de descobrir quais são os lugares com maior longevidade e qualidade de vida, que posteriormente receberam o apelido de “zona azul”.

Três pontos primordiais no estilo de vida das pessoas que se encontram dentro das zonas azuis chamaram atenção dos pesquisadores. São eles:

 

  • Atividades físicas constantes

Todos andam a pé, fazem faxina na casa, colhem seus alimentos, praticam exercícios, enfim, estão sempre se movimentando. Ou seja, estar sempre ativo é um dos principais pontos para alcançar a longevidade. Saiba mais sobre atividade física para idosos aqui.

  • Envolvimento social intenso

As pessoas de todas as faixas etárias são extremamente ativas socialmente e participam de suas comunidades. Todos possuem muitos amigos, o senso de ajuda é mútuo e tem presença marcada. Além disso, a família é colocada como prioridade máxima. Saiba mais sobre a importância das relações sociais na velhice aqui.

  • Dieta equilibrada

A dieta das “zonas azuis” varia muito, visto que elas estão espalhadas pelo mundo todo. Porém, algumas características em comum foram encontradas.

– Dieta à base de plantas: não que seja vegetariana, mas grande parte dos alimentos consumidos deriva das plantas, sendo a carne consumida apenas uma vez por semana.

– Diversidade de alimentos com baixa carga glicêmica: dentro os alimentos consumidos, todos possuem carga glicêmica baixa

– Dieta diversificada;

– Controle de calorias. Eles comem menos calorias que a média mundial fazendo uso de alguns truques, como: parar de comer quando o estomago estiver 80% cheio e sempre utilizam pratos pequenos para se servir. Saiba mais sobre alimentação do idoso aqui

 

Esses são os principais aspectos ligados a uma vida longa e saudável. Aqui no blog da casa de repouso Residencial Em Família você encontra os mais diversos conteúdos acerca do mundo dos idosos.

Quer saber mais sobre a nossa casa de repouso? Entre em contato. Ligue ou preencha o formulário abaixo e tire suas dúvidas ou agende uma visita. Esperamos por você.