Todos nós sabemos que o envelhecimento da pele é uma coisa que ocorre naturalmente com qualquer ser humano, afinal, após os 30 anos começamos a perder cerca de 1% das fibras de colágeno e elastinas, agentes responsáveis por deixar a pele firme e esticadinha. Mas e os cabelos brancos, por que eles aparecem?

A resposta é bem simples. Conforme o tempo passa, a produção de melanina – substancia responsável pela coloração da pele, dos olhos, unhas, pelos e cabelos – começa a ser reduzida até que cesse totalmente, o que deixa todos os fios da cabeça completamente brancos. Vale lembrar que a produção de melanina é determinada pela genética, ou seja, algumas pessoas ficam grisalhas mais rapidamente ou lentamente que outras.

O estresse também pode causar o embranquecimento dos fios de forma precoce, o que ocorre devido as substancias liberadas pelo organismo durante os picos de nervosismo, esses elementos alteram o comportamento das células e encurtam a produção de melanina.

Geralmente é por volta dos 40 anos de idade que pode ser encontrados fios brancos, entretanto, assim como as rugas, não existe forma de evitar o aparecimento de fios brancos, pois é um processo natural do corpo. Porém, uma alimentação saudável e balanceada pode ajudar no fortalecimento das células e retardar a queda de produção da melanina.