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Ginástica Matinal Para Casas de Repouso

Quando chegamos à terceira idade, é comum que as pessoas pensem que se trata de uma fase onde menos exercícios é o ideal, afinal as fraturas podem aparecer com mais facilidade e a força diminui. 

Na verdade, devemos agir exatamente de forma oposta a esta crença, nos exercitando cada vez mais, e nas casas de repouso a ginástica não só pode como deve ser estimulada. 

A grande pergunta aqui é: como isso pode ser feito, considerando que existem idosos com diferentes estados de saúde e dificuldades de mobilidade, não é mesmo?

Para ajudar quem vive o dia a dia destes locais, preparamos um texto com algumas dicas de ginástica matinal para as casas de repouso. Preparado? Então veja como ajudar seus entes queridos a se manterem ativos. 

Por que os idosos devem fazer ginástica todos os dias?

Como dissemos no tópico anterior, para uma pessoa que está chegando à terceira idade, manter-se ativo é muito importante, e a ginástica tem um grande papel nisso. 

Isso porque a atividade física, quando praticada diariamente, ajuda as pessoas a envelhecer com mais qualidade, mantendo sua autonomia e disposição. Além disso, os exercícios ajudam a combater a depressão, já que a atividade física libera endorfina, hormônio que promove diversas emoções positivas. 

A ginástica ajuda, também, a manter o cérebro dos idosos alertas, garantindo que todas as funções cognitivas funcionem a todo vapor, evitando problemas como a perda de memória, demência, progressão de doenças como o Alzheimer e deixando os idosos muito mais lúcidos.

Praticar atividade física todos os dias ajuda, também, a reduzir as chances do aparecimento de doenças comuns a essa fase da vida, pois a ginástica fortalece o sistema imunológico, o sistema digestivo, o coração e os ossos, reduzindo as chances de que a pessoa desenvolva osteoporose, diabetes, obesidade, doenças cardíacas ou câncer. 

A ginástica melhora o sono dos idosos, permitindo que eles descansem e não sofram com insônia, aumenta sua autoestima, já que eles se veem mais capazes e independentes, ajuda-os a permanecer dentro de seu peso ideal, mantendo sua independência, locomoção e ajudando também no convívio social com outros idosos. 

Imagine quantos idosos fizeram amizades ou até mesmo encontraram um amor durante suas aulas? Muitos, porque o exercício promove essa interação, tão benéfica para eles. 

No entanto, é recomendando ter um colchonete de ginástica adequado para acomodar o corpo do idoso.

Isso porque o colchonete ginástica ajuda a apoiar a coluna e a dar estabilidade corporal.

Exercício para compor a ginástica matinal dos idosos em casas de repouso

Agora que já falamos sobre os benefícios dos exercícios para as pessoas de mais idade, é hora de contarmos quais as atividades físicas são recomendadas para fazer parte da ginástica matinal das casas de repouso. 

Lembrando que a lista que reunimos aqui é bastante simples e pode ser praticada por boa parte destas pessoas de forma totalmente segura. 

Caminhada

A caminhada é um bom exercício para a ginástica matinal nas casas de repouso, porque promove o convívio entre os idosos, melhora seu ritmo cardíaco, além de fortalecer os músculos e as articulações. 

Para que seja praticada de forma segura, é importante que a caminhada comece a ser feita com distâncias curtas, aumentando a trajeto ao longo dos dias. O ideal é que a pessoa faça de 30 a 60 minutos de caminhada, três vezes por semana. 

Natação

A natação é outro exercício muito recomendado como ginástica matinal, porque não oferece impacto sobre as articulações e não tem qualquer risco de queda. 

Além disso, a natação diminui a intensidade e a ocorrência de doenças como o diabetes e a hipertensão, dando mais qualidade de vida para essa pessoa. 

Hidroginástica

Outro exercício que não apenas pode como deve fazer parte da ginástica matinal para casas de repouso é a hidroginástica. Considerado um dos exercícios mais seguros e eficientes para os mais velhos, ele trabalha todos os músculos do corpo com uma carga que vem da resistência da água. 

Essa pressão exercida no corpo melhora a circulação do sangue, evitando problemas circulatórios e dando mais disposição para as pessoas que praticam essa atividade.

Yoga

Outro exercício muito útil durante a ginástica matinal é o yoga. As atividades trazem diversos benefícios para o corpo, como aliar a força ao equilíbrio, melhorar a flexibilidade corporal, combater o estresse, além de tonificar e controlar os músculos respiratórios, evitando desconfortos provocados pelo cansaço. 

Pilates

Para os idosos, outro bom exemplo de ginástica matinal é o pilates. Esse tipo de exercício é eficaz porque trabalha força e flexibilidade, ajudando os idosos a ter consciência de seu próprio corpo. 

Além disso, o pilates fortalece os músculos da coluna, abdômen e quadris, melhora a postura e alivia dores nas articulações. 

Treinamento funcional

Por fim, um ótimo exercício que pode ser incluído na ginástica matinal para casas de repouso é o treinamento funcional feito em cima de um colchonete de ginástica. Essa atividade pode ser praticada de diversas formas, incluindo elementos como elásticos, cordas, roupas, livros, cones, bancos, cadeiras ou mesmo escadas. 

Aqui, o treino envolve atividades de seu dia a dia, permitindo que eles não apenas repitam técnicas, como se tornem cada vez mais independentes.

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