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7 Dicas de Alimentação Para Melhorar a Saúde de Uma Pessoa Idosa

Ano após ano a expectativa de vida das pessoas vem crescendo consideravelmente. No Brasil e no mundo, cada vez mais idosos conseguem chegar ou ultrapassar os 70 anos. 

Segundo o mais recente Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, em nosso país o número de
idosos vai crescer muito mais rápido do que a média mundial prevista, chegando a triplicar até o ano de 2050.

Se pararmos para pensar nesse ritmo de crescimento da população idosa, logo vem à tona diversas questões importantes que devem ser pensadas, como por exemplo, o planejamento de ações de
saúde que contribuam com a melhora da qualidade de vida dos idosos. 

Para fazer a nossa parte, nós do
Residencial em Família sempre postamos em nosso blog algumas dicas que quando colocadas em prática podem trazer grandes benefícios para os idosos. E no post de hoje o tema é alimentação, em que você confere 7 dicas de alimentação para melhorar a saúde da pessoa idosa. 

Melhorando a saúde do idoso por meio da alimentação

A seguir você confere as nossas dicas de alimentação para trazer mais
qualidade de vida, bem-estar e saúde ao idoso apenas mudando alguns hábitos na alimentação. Lembrando que todos esses hábitos são importantes para todos nós, pois garantem que o indivíduo chegue à terceira idade com mais saúde. Confira!

Dica 1 

O ideal é fazer
três refeições diárias (café da manhã, almoço e janta) e se possível, sempre no mesmo horário. Caso bata uma fome no intervalo entre essas refeições, faça um lanche com alimentos saudáveis e frescos. Além disso, coma sempre devagar apreciando aquilo que se está comendo. 

Dica 2  

Procure dar mais preferência aos alimentos em sua forma mais
natural e aos grãos. Inclua sempre arroz, batatas, milho e mandioca em sua refeição. Esses alimentos oferecem uma grande fonte de energia e por isso são indispensáveis na hora de se alimentar. 

Dica 3 

As frutas, legumes e verduras são
alimentos ricos em em vitaminas, fibras e minerais, portanto também se certifique de incluí-los em todas as refeições.

Dica 4

Coma
arroz e feijão no almoço ou no jantar. Essa combinação é a base de uma alimentação nutritiva e saudável.

Dica 5

Carnes, peixes, aves ou ovos devem ser incluídos em pelo menos uma refeição ao dia. Não se esqueça de retirar a gordura das carnes e a pele das aves. Esses alimentos são ricos em proteínas e minerais.

Dica 6

Evite o uso de óleos, gorduras, açúcar e sal em excesso para preparar os alimentos. Quando der para eliminar, melhor ainda. Se não der, use, mas use com moderação. Uma boa opção é utilizar temperos naturais para substituir tais ingredientes. 

Dica 7

Água é essencial.
Beba muita água durante o dia, preferencialmente nos intervalos entre as refeições. A quantidade de água que cada um de nós precisa beber por dia é variada de acordo com o nosso peso e idade, mas certifique-se de beber pelo menos 2 litros por dia, a sua saúde agradece!

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