Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

A Importância Das Atividades Culturais Para a Terceira Idade

Se para você idoso é sinônimo de ficar em casa, saiba que o seu pensamento está ultrapassado. Foi-se o tempo em que o pessoal da terceira idade ficava de pijamas, cuidando dos netos, vendo tv ou fazendo tricô. O cenário agora é outro: as pessoas estão chegando à terceira idade muito mais ativas e independentes!

Reflexo disso é a participação dos idosos nos mais diversos eventos, cursos e grupos da comunidade. As atividades culturais então, estão cada vez mais presentes, e hoje o nosso post é para falar justamente sobre a sua importância.

Importância das atividades culturais na vida do idoso

Muitas pessoas quando chegam à terceira idade, acabam se tornando pessoas solitárias, se isolam e podem até mesmo entrar em depressão. Se o idoso estiver por dentro e participar das atividades culturais, ele irá se inserir nos eventos locais e poderá resgatar o seu papel na sociedade, além de evitar ficar em segundo plano, se sentindo abandonado e frustrado.

Inúmeras igrejas, casas de repouso, cidades e grupos sociais promovem atividades que consistem em visitas à museus, exposições, peças de teatro e até mesmo um passeio por uma cidade diferente. Além de se divertirem e ter um momento de lazer, o idoso poderá viver uma experiência nova, fazer novos amigos, conhecer lugares, histórias e pessoas, tudo será incrível.

Quando feito em grupo, o idoso se sente mais estimulado a querer estar presente nesses eventos, uma vez que, sozinho, o mesmo poderá ficar com preguiça, receio ou medo de conhecer um lugar novo.

O estabelecimento de laços de amizade também é importante. Nesses eventos são criadas as chamadas relações culturais, em que o idoso irá se expressar e também conhecer o gosto de outras pessoas, o que contribui diretamente para integrar pessoas que, além de estarem passando pela terceira idade, também tem interesses em comum.

Benefícios na saúde

Não é apenas nas questões sociais que as atividades culturais trazem benefícios para os idosos. Esses momentos também atuam mentalmente, contribuindo para o bem-estar do idoso. Sem contar que essas atividades possuem um papel cognitivo muito importante, pois ocupam a mente do idoso e desenvolve a potencialidade dessa faixa etária, aumentando sua qualidade de vida.

Comece agora mesmo

Agora que você já sabe os benefícios das atividades culturais na vida de um idoso, pode começar agora mesmo levando algum ente de sua família que, claro, esteja na terceira idade para passear.

Vocês podem ir à uma exposição nova em alguma galeria de arte, podem ir a um museu conhecer um pouco mais sobre a cultura de certo local, e olha, nem precisa ser um lugar caro ou longe, sua cidade certamente tem um cinema ou um teatro com sessões mais acessíveis e em horários mais tranquilos.

O nosso jeito

Aqui no Residencial em Família estamos sempre promovendo passeios culturais aos nossos hóspedes. Já fomos ao cinema, em peças de teatro, no zoológico, em parques… todo mês temos um lugar diferente para visitar!

Quer conhecer a gente? Entre em contato clicando aqui agora mesmo e não deixe de acompanhar a nossa página do Facebook também.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.