Imagina só um clube voltado apenas para o público idoso? Isso existe. Inúmeras cidades do Brasil tem o seu próprio clube, no qual os idosos se encontram, conversam, participam de aulas de terapia ocupacional, aprender a usar celular, tirar fotos, navegar na internet, etc.

Benefícios

Esse tipo de encontro promove uma qualidade de vida ainda maior, afinal, nele é feito um resgate das questões de autoestima, mudanças no dia a dia, melhor conhecimento da tecnologia atual e maior convívio social.

Na cidade de Sorocaba, o clube é referência. Segundo a professora de Terapia Ocupacional de Universidade de Sorocaba, Lilian Nogueira, responsável pela oficina de TO no clube, o objetivo é “proporcionar aos idosos um cotidiano melhor, melhorando as suas relações e incluindo-os na sociedade na era da tecnologia”, e ainda ressalta “Esse processo intergeracional é muito positivo tanto para quem ensina, quanto para quem aprende. A possibilidade de estar em contato com idosos ativos é de conseguir resgatar experiências, histórias de vida, aprender com isso e poder contribuir”.

O convívio social é extremamente importante para os idosos, visto que muitos deles acabam sofrendo de depressão ao perderem cônjuges, filhos, irmãos, etc. Nas aulas, pode-se realizar o chamado “Mapa Ocupacional”, onde o dia a dia do aluno é avaliado e seu desenvolvimento é acompanhado a fim de melhorar sua qualidade de vida.

Vale a pena conferir se existe um clube em sua cidade e participar. Faz bem para a saúde, a mente e proporciona uma sensação de bem-estar incrível.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e nosso Facebook para ficar por dentro das novidades da nossa casa.

Veja também: Como obter credencial para estacionar em vaga de idoso