Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Coronavírus: 8 Maneiras de a Família Proteger os Familiares Idosos

Há duas semanas o Coronavírus-Covid 19 se tornou uma grande preocupação do brasileiro. Os números de infectados aumentam a cada dia, assim como as prevenções necessárias para evitar que a proliferação do vírus cresça ainda mais. 

Tamanho cuidado é necessário principalmente no caso de idosos, que fazem parte do grupo de risco, visto que tem o sistema imunológico mais frágil, e apresentam outras doenças que podem descompensar diante do quadro viral.

Além disso, a taxa de mortalidade entre pessoas de 70 a 79 anos, que contraem a doença, pode chegar a 8%.

Mediante a esse cenário, especialistas recomendam que os familiares desse grupo coloquem em prática algumas dicas importantes, a fim de protegê-los.

1-Afastamento social

Por mais que o idoso tenha uma vida ativa e goste sempre de estar com a família e amigos praticando atividades, neste momento é recomendado que ele fique dentro de casa. Essa é a forma mais segura de se evitar o fácil contágio, característico deste vírus.

2-Trocar visitas por ligações

É hora de fazer bom uso da tecnologia e reinventar as formas de trocar afetos. Manter-se em contato com outras pessoas é possível através ligações, mensagens de textos e vídeo chamadas. Auxilie e incentive essa prática. 

3-Manter uma alimentação saudável

Além do isolamento social, é importante manter a imunidade do idoso sempre forte. Para isso, especialistas recomendam que a alimentação tenha horários definidos e itens saudáveis, como frutas, legumes, verduras e proteínas.

4-Fazer atividades físicas

Mesmo sem poder sair de casa é importante buscar formas de se movimentar para não se tornar sedentário. Mesmo com pouco espaço em casa, busque um percurso como, por exemplo,  ir de um cômodo ao outro, usando corredor e varandas.

5-Atentar para os cuidados de higiene pessoal

Priorizar as mãos sempre higienizadas com água e sabão e uso álcool gel é fundamental para evitar o contágio. Os utensílios de uso pessoal e itens comprados, como produtos de mercado e farmácia, também devem ser esterilizados.

6- Manter o ambiente ventilado

Abrir as cortinas e janelas deve fazer parte da rotina de toda casa, mesmo em dias mais gelados. Sendo assim, logo que todos acordarem realizem essa tarefa para que o ambiente permaneça arejado e livre do vírus. Evite ar condicionado.

7- Garanta que as vacinas estejam em dia

De acordo com geriatras, todas as vacinas do idoso devem estar em dia. No entanto, mediante ao cenário atual, as mais importantes são a da gripe e a antipneumocócica. As duas podem ser encontradas gratuitamente em campanhas oferecidas pelo governo.

É importante lembrar que nenhuma delas tem </pO Coronavírus têm assustado os familiares e idosos do Brasil, isso porque esse grupo está entre os mais atingidos pelo vírus. Sendo assim, separamos 8 dicas que vão te ajudar a protegê-los. >proteção contra o Covid-19, mas evitam problemas respiratórios, que facilitam a infecção pelo novo vírus em questão e facilitam em casos de exclusão diagnóstica. 

8- Evitar idas desnecessárias a hospitais

Atendimentos clínicos, se possível, devem ser adiadas ou virtuais. Esta é mais uma estratégia para evitar exposição a microrganismos.  Apenas se dirija à um hospital se a situação realmente for de extrema urgência.

Além disso, se o familiar apresentar os sintomas do Coronavírus, a recomendação inicial é utilizar os serviços telefônicos que tiram dúvidas a respeito da doença em sua cidade, tal como o 136 ou o App Coronavírus-SUS.

 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.