Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Primavera: Saiba Como Cuidar da Saúde Durante Essa Estação

Estamos há poucos dias da chegada da primavera, uma das estações mais lindas do ano, cujo significado é renovação. Porém, poucos sabem as melhores estratégias de saúde para melhor aproveitá-la. 

É comum que devido às mudanças de temperatura típicas da estação comecem a surgir problemas respiratórios em função do aumento na taxa de substâncias irritantes presentes no ar por conta do florescer das plantas, que costumam desabrochar entre os períodos de novembro e dezembro.

É necessário ficar atento a sintomas como: tosse seca, resfriados frequentes, falta de ar e indisposição. Pessoas com predisposição a asma, bronquite e rinite também devem ficar alertas.

Levando em conta o momento em que o mundo está enfrentando, com a Pandemia do novo coronavírus, é possível que os sintomas sejam confundidos, visto que alguns são parecidos. Por isso, é sempre recomendado que aos primeiros sinais, um especialista seja consultado, e assim iniciar um tratamento assertivo e eficaz.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças pulmonares estão em segundo lugar no ranking das causas mais comuns de morte de idosos no Brasil. Por isso, essa população merece significativa atenção para devidas prevenções e tratamentos.

Cuidados com a saúde durante a primavera

Cuidados com os olhos

O aumento da temperatura e, consecutivamente o da umidade, causa uma proliferação de fungos, ácaros e bactérias, que são os principais causadores de conjuntivite.

Durante essa fase do ano oftalmologistas costumam recomendar o uso de colírios adequados para prevenir a infecção.

Prefira ambientes arejados 

Manter os ambientes de casa arejados é fundamental para evitar o efeito do pólen das flores nas vias respiratórias, que podem causar certos desconfortos como coceiras, coriza e alergias.

Isso é recomendado já que pode se notar que, quando há presença de sol em ambientes fechados os fungos e ácaros, agentes responsáveis pelos problemas respiratórios, acabam sendo eliminados.

Hidrate-se

Assim como em qualquer estação do ano, manter-se hidratado é de extrema importância.

Durante a primavera é possível notar que os ventos da estação deixam a pele ressecada.

Por isso, é recomendado a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. Além disso, é importante fazer o uso de cremes hidratantes.

Higienize as roupas

Visto que estamos deixando uma estação fria, é de se esperar que as roupas mais leves estejam há um tempo sem uso, fator que pode causar cheiro de guardado nas peças.

Recomenda-se que as roupas dessa estação sejam lavadas antes do uso com sabão neutro, para evitar alergias respiratórias.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.