Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Cuidados com a saúde bucal do idoso

Estar atento à saúde bucal do idoso é sempre importante, isso porque durante o processo de envelhecimento é comum que doenças se manifestem, tais como a periodontal, que atinge a gengiva e os ossos que sustentam os dentes, se manifestem. Além disso, também é comum o aparecimento de cáries, halitose e etc. 

Por meio de alguns cuidados é possível que todos esses problemas sejam prevenidos. Confira quais são: 

Higiene bucal 

Assim como qualquer outra pessoa, o idoso deve manter uma frequência adequada de escovação, realizada após as refeições, ao acordar e antes de dormir. A ausência dessa higiene é uma das principais causas de problemas de saúde bucal. 

Essa rotina de limpeza evita cáries e danificação da raiz dos dentes, preservando-os por mais tempo. Além disso, é recomendado pelos especialistas que o creme dental contenha flúor e, que o uso do fio dental seja regular. 

Doenças e medicação 

Também é comum que algumas doenças e uso de medicamentos causem alterações no organismo, deixando a boca seca. Geralmente esses sintoma é decorrente de doenças como diabetes, câncer e problemas cardíacos. 

Nesses casos é necessário que um especialista seja consultado para receitar um tratamento que melhore esse sintoma. 

Alimentação

alimentação pode ser a causa de um dos problemas mais comuns quando nos referimos à saúde bucal: a gengivite. O problema se trata de uma inflamação causada pela existência de uma película de bactérias, formada nos dentes e gengiva, que acaba causando uma inflamação na área. 

Além da má alimentação, fatores como fumo, stress e higiene bucal inadequada, também podem contribuir para o surgimento do problema. Neste caso, é recomendado que um dentista e um nutricionista sejam consultados. 

Sensibilidade

A retração gengival também é outro fator que surge com o avanço da idade. Sendo assim, áreas que não estão protegidas pelo esmalte do dente são expostas, causando dor quando atingidas por alimentos e bebidas frias ou quentes. 

Consultar um dentista nesse caso é de extrema importância, para que a solução do problema seja receitada.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.