Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Cuidados Com a Degeneração Macular Relacionada à Idade

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima dos 50 anos. Nos estágios iniciais a doença não costuma apresentar sintomas, por isso é importante que as avaliações sejam realizadas frequentemente.  Em alguns casos os sinais são embaçamento na visão central, especialmente durante as tarefas como leitura ou costura. Além disso, conforme a progressão da doença, algumas manchas podem se formar na vista. Na maioria dos casos a ela afeta os dois olhos.  Existem dois tipos de DMRI, seca e úmida. 

Degeneração Macular Seca 

Esse tipo de degeneração é a mais comum na terceira idade, correspondendo a aproximadamente 90% dos diagnósticos da doença ocular. Seu surgimento é causado devido ao desgaste dos tecidos da mácula. Normalmente afeta menos a visão do que a DMRI úmida. A degeneração macular seca em sua forma atrófica pode causar pontos cegos no centro da visão dos pacientes. Já nos casos mais avançados, pode ocorrer a perda de visão central. Outra característica é a presença de depósitos de gordura, chamados drusas, na mácula, responsáveis pelo aparecimento da doença. Quando em excesso, as drusas causam escurecimento ou distorção de visão.  A perda da visão geralmente ocorre aos poucos. Esse tipo da doença não costuma prejudicar ela em cem por cento, mas pode atrapalhar nas tarefas diárias, já que desfoca a visão.

Degeneração Macular úmida

Sendo apenas 10% dos idosos que desenvolvem a doença, a DMRI úmida é mais agressiva que a seca. Isso porque sua causa é caracterizada pelo crescimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina. Este processo é nomeado de neovascularização coroidal e causa vazamento de sangue e líquido para dentro da retina, gerando distorção na visão. Posteriormente, isso provoca pontos cegos e perda da visão central, vendo que o sangramento dos vasos formam cicatrizes, que são responsáveis pela perda permanente dela. 

Causas da DMRI

Existem diversos fatores que podem causar a doença. Contudo, é possível prevenir com a alimentação balanceada e eliminando alguns costumes. Além da idade avançada, fatores  como obesidade, hipertensão, exposição à luz solar, predisposição genética e o tabagismo, são fatores que desenvolvem este problema.  Portanto é importante que o idoso adote um padrão de vida saudável, com exercícios e alimentação balanceada. Isso pode evitar não só o desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade, como diversas outras complicações que estão propícias a se desenvolver na terceira idade. 

Tratamento 

Atualmente já existem tratamentos bastante avançados, com a capacidade de interromper a progressão do DMRI e até mesmo recuperar parte da visão prejudicada.  O exame de tomografia de coerência óptica e o medicamento antigiogênico, voltados para o tratamento da doença, são disponibilizados pelos Sistema Único de Saúde  

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.